segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Levanta-se e Ande!






"Então Jesus lhe disse: 'Levanta-se! Pegue a sua maca e ande.'" (João 5:8)

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33)


Eu acredito que há sempre dois comandos de Deus para todos nós assim que acordamos: um é "levanta-se e ande!"  e o outro é "tende bom ânimo!". Aqueles que acreditam que Deus nos levará no colo, não gostam muito dessas expressões, porque conota uma ação a partir de nós. Lendo a Palavra com atenção nós percebemos um Deus poderoso que pode fazer tudo por nós, no entanto, na maioria das vezes, ao invés de recebermos o que pedimos, ouvimos um sonoro "tende bom ânimo!".

Não é de hoje que a cultura do "só vitória" tem adoecido a igreja. O desejo de que Deus vai fazer alguma coisa por nós, nos faz esquecer do que já está feito. Nós entendemos que a função de Deus em nossa vida é resolver nossos problemas e tornar a nossa vida mais leve até que Ele venha. Entendemos errado! Nem sempre Deus resolverá nossos problemas. Sabe por quê? Porque Ele já resolveu o que precisava ser resolvido na cruz. 

Éramos como aquele homem que esperou a vida toda por uma cura, crendo que a água de um tanque poderia curá-lo (versículo no topo). Jesus veio e o curou a beira do tanque. Nós parecemos muito com ele. Usando a condição do homem como uma alegoria, entendemos que o pecado nos colocava numa situação a margem de Deus e, desde então, buscávamos a nossa "cura" em qualquer água que se movesse. Jesus veio e nos curou de vez. Nos curou da morte, da culpa, da condenação, da sentença de morte que estava escrita para nós... E agora? Voltemos ao tanque? Jamais. Mas não é o que acontece. Mesmo curados, nós voltamos ao tanque. Só que fazemos de Jesus esse tanque. Esperamos algum anjo vir e mover as águas toda vez que nos sentimos em apuros. Nos viciamos no mover das águas. É um ciclo vicioso. Se não há mover, não há Deus. E vivemos de mover em mover achando que a vida cristã é assim mesmo. É como se alguém curado de um câncer não largasse a quimioterapia. Como se um pássaro com a gaiola aberta não se achasse capaz de voar. Ou então, como se o amor que você esperou a vida toda te quisesse e você não o aceitasse. Por isso, Jesus disse a ele: "Levanta-se e ande!". É como se ele dissesse: "Agora é com você, meu filho. O que eu tinha que fazer, eu já fiz.". Você entende isso? 

Além da ordem de Jesus para levantar e andar, há um detalhe fundamental nesse ensinamento: Jesus ordenou que o homem tomasse a maca (cama) consigo. Ele foi curado, mas o símbolo de toda a sua aflição o acompanhou. Isso nos faz lembrar que, embora curados, as aflições seguem conosco nessa vida. Talvez sirvam pra nos lembrar que não somos autossuficientes, assim como o espinho na carne de Paulo. Paulo também ouviu uma espécie de "levanta e anda" com outras palavras. Paulo ouviu um "a minha graça te basta" (2 Cor 12:9). Que palavra maravilhosa! O mesmo Paulo que nos trouxe palavras de encorajamento e de vitória, que disse que a "morte é lucro" (Fp 1:21) e que "ninguém nos separará do amor de Cristo" (Rm 8:35), carregou sua maca e andou por toda a sua existência. A graça salvadora do nosso Senhor é mais que suficiente, o resto é só a maca. Estamos salvos, o mundo já foi vencido, mas o espinho está lá, a maca vai conosco. Glória a Deus por isso!

É fácil viver nessa dimensão de entendimento? Não! Jesus sabe que não. Embora já esteja consumado (João 19:30), Jesus concorda conosco e diz que no mundo teríamos aflições. E o que é estar aflito? É sangrar, é penar, é se chatear, é ser traído, é machucar alguém, é querer e não conseguir, é se envergonhar, é a doença incurável, é ter crise de ansiedade, é ter crise conjugal, é ver os filhos trilhando caminhos errados, é pecar, é estar inconformado com a cegueira de muitos, é querer sumir..., mas existem dois tipos de pessoas no nosso meio: aqueles que seguem o conselho de Jesus, têm bom ânimo, levantam e andam no meio da aflição, porque sabem que nossa vitória eterna está consumada. E aqueles que acham que é preciso voltar ao tanque em busca de um mover para que a vida tenha sentido. 

Se tivéssemos um deus hipócrita, talvez ele nos culpasse por desanimar, visto que a vitória já foi decretada na cruz. Mas o nosso Deus é bondoso e entende a nossa condição humana. Ele é mais que um resolvedor de problemas pontuais, Ele é um motivador. Ele nos lembra sempre que, não importa a situação que passamos, a vitória final já está garantida. É como se o filme já tivesse acabado com o final feliz, só que na nossa dimensão ele ainda esteja acontecendo. Deus já sabe o final, Ele já nos contou, inclusive. Só nos basta ter ânimo, levantarmo-nos e continuarmos andando. 

Vocês sabem qual é a cura da aflição? Jesus diz logo após afirmar que teríamos aflições: "(...)Eu venci o mundo.". A cura da aflição não é a ausência de problemas, mas o bom ânimo proveniente da certeza do já foi feito. Não é um bom ânimo do nada, da palavra positiva, da declaração profética, da criação de um mundo paralelo para fugir da realidade. Nada disso! É um ânimo vindo da certeza de que Ele venceu o que precisava ser vencido, a saber: o mundo. E o mundo significa tudo que nos causa aflição. Usamos muito a ação de Deus no futuro: "Deus fará". Meu irmão, Deus já fez. O dia que entendermos isso, os nossos "bichos" não serão tão feios assim. A verdadeira fé não é se Deus fará aquilo que precisamos, mas é crer que Ele já fez o que precisava ser feito. Está feito mesmo! Não importa o nome da sua aflição nesta vida, a eternidade já está garantida e nada é mais importante que isso. Aquilo que você buscava a beira do tanque já veio. Então saia daí! Parar nunca foi uma opção. Levanta-se e ande, em nome de Jesus!

Que Deus te abençoe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levanta-se e Ande!

"Então Jesus lhe disse: 'Levanta-se! Pegue a sua maca e ande.'" (João 5:8) "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenh...