segunda-feira, 13 de junho de 2022

Maus Amados - Inaptos, Graças a Deus!


Eu admiro muito a história de Pedro. Talvez seja pela humanidade dele, que me traz uma familiaridade muito grande. Tenho muita dificuldade de me ver em gente boa demais, perfeita demais, santa demais. Me incomoda gente que nunca erra, nunca enfia os pés pelas mãos ou que nunca perde o controle. De repente seja porque essas pessoas não existam de verdade. E as que julgam serem assim ou tentam parecer assim, vivem um personagem que se distancia da humanidade nua e crua. Não somos contemporâneos de Pedro, mas parece que o conhecemos de longa data, porque a humanidade refletida em Pedro gera em nós essa identificação imediata. Pedro era gente como a gente, mau toda vida, porém amado por Deus.

Pedro sabia que era mau e isso fez com que Jesus o chamasse para perto de si. Vocês lendo os evangelhos, conseguem perceber o cuidado de Jesus com Pedro? Eu amo a cena da "Pesca Maravilhosa" (como os escritores da Bíblia chamam), está lá em Lucas 5: 1-11. Vocês conhecem a história: depois de aluns discípulos passarem a noite inteira pescando (ou tentando), nada pegaram. Porém, quando já recolhiam as redes frustrados, Jesus os mandou jogar as redes novamente e elas voltaram com tanto peixe que tiveram que chamar outros barcos para ajudarem a pegar. 

Só o milagre em si ja é grandioso demais, mas ali Jesus não estava ensinando somente sobre ele abençoa o nosso trabalho e nos dar recursos em abundância. Não, esse não foi o maior milagre ali. O maior milagre aconteceu após isso: "E, vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador." (v.8). Muitos dizem que ali Pedro teve um encontro com Jesus, mas, na verdade, Pedro teve um encontro consigo mesmo através de Jesus. E a imagem que Ele teve de si não era nada boa, Pedro se viu mau. 

Quando encontramos de fato com Jesus na nossa trajetória, a tendência é nos depararmos com a nossa maldade e nos sentirmos indignos diante Dele. Quando isso não ocorre, é porque não encontramos com Ele ainda. Porque o brilho da glória Dele nos deixa nus diante nos nossos próprios olhos. É como se a nossa verdade fosse revelada a nós mesmos. Pedro não quer mais saber de Jesus, sua humanidade não permite. Há um conflito ali: um homem mau diante de um Deus bom. Isso ficou muito claro para Pedro. 

Mas Pedro era um homem mau, porém amado, como você. Você se reconhece mau?Ver-se mau é a porta de entrada para algo bem maior. O que faz do cristão diferente diferente dos não cristãos é a plena convicção da nossa maldade. Porém, parece que não entendemos muito bem isso e quando nos convertemos, a primeira coisa que fazemos é nos afastar daqueles que não são "puros" como nós. E entramos nessa vereda da santidade, que, ao invés de nos humanizar, nos torna ridículos, como que se pudéssemos nos "divinizar". A partir daí, nos tornamos intolerantes, falsos moralistas e insuportáveis.

O meio cristão/religioso/evangélico é um meio com um potencial absurdamente tóxico. Condenam a nossa roupa, a música que ouvimos, em quem votamos (ou não votamos), com quem andamos, para onde vamos... é um grande tribunal de "santos", quando, na verdade, deveríamos ser uma congregação de maus amados, ou seja, tolerantes com os erros dos nossos semelhantes e gratos a Deus por nos amar mesmo assim. Porém, há uma enorme onda que nos leva ao patamar de fiscais da vida alheia, como se andar com Deus nos fizesse menos humanos e menos maus. Não, andar com Deus nos faz termos a consciência da nossa maldade e a humildade de reconhecer isso. Não tem como não amar a Deus depois de percebermos isso. Não tem como não  lutarmos contra o pecado também. Não para nos tornarmos perfeitos e aptos para Deus, mas para nos livrarmos daquilo que nos adoece. Isso nos fará livres da nossa maldade? Não. Um dia seremos, mas não será nessa Terra. 

Jesus prefere trabalhar com "Pedros", porque eles sabem o seu lugar. E o nosso lugar é de maus amados. Um dia seremos como Ele é. Por hora, somos aquilo que Deus quer que sejamos: "pescadores de homens". Pedro se achou indigno e jurava que Jesus concordaria com ele. Jesus concordou. Só que Jesus prefere os indignos mesmo, aliás, necessariamente para andar com Jesus nós temos que nos enxergar assim. É o início de tudo, é o antídoto contra o egoísmo e a autossuficiência. Reconhecer-se mau é pré requisito para o discipulado. Pedro passou no primeiro teste, está 100% inapto. Graças a Deus por isso!

Que Deus te abençoe.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levanta-se e Ande!

"Então Jesus lhe disse: 'Levanta-se! Pegue a sua maca e ande.'" (João 5:8) "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenh...